Dia 19 de Maio tem LIVE no Instagram da DIISC!

Dezenove de maio é o Dia Internacional da Doença Inflamatória Intestinal, também conhecida pela sigla DII. Você nunca ouviu falar desse problema que tem acometido crescentemente a população mundial? Não se preocupe, pois é por isso mesmo que, aproveitando o dia 19, vamos ter uma live no instagram @dii.sc com especialistas da área para responder perguntas sobre a doença, será as 20h.

Mas afinal, o que são as DII?

chamada liveAs Doenças Inflamatórias Intestinais são doenças crônicas que se manifestam por meio de lesões no intestino ou ao longo do sistema digestivo. Quando mais graves ou avançadas, essas lesões podem se transformar em úlceras e levar o paciente a internação ou cirurgia. Como principais sintomas, as DII apresentam dor abdominal, como cólicas intestinais e diarreia, que algumas vezes podem vir acompanhadas por sangramento. A expressão desses sintomas, porém, não é constante, eles alternam entre períodos de crise e períodos estáveis, que é quando o mal estar parece estar curado e faz com que muitas pessoas não procurem uma investigação médica adequada para o tratamento.

Segundo estimativa do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB), em 2018 as DII já atingiam mais de 13 em cada 100 mil habitantes no país. Dentre os casos mais comuns dessa estimativa, encontram-se a doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, atingindo respectivamente 53% e 46% dos pacientes que sofrem com DII. Na Retocolite Ulcerativa, a parte que sofre alterações é o cólon, o maior segmento do intestino grosso, já na doença de Crohn, a inflamação pode ocorrer em qualquer parte do tubo digestivo, desde a boca até o ânus.

Associação de Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais de Santa Catarina

© 2019 - Este site é produzido com a constante colaboração de nossos amados voluntários

Feito com Por Hospedado em
logo joomla logo jbfloripa logo itm networks

 

          

Cadastre-se
Faça uma doação
Álbum da família DIISC
Outras Associações