cabecalho destaques

Vereadores de Criciúma aprovam uso do colar de girassol

O Projeto de Lei 13/2023, de autoria do Vereador Juarez de Jesus, que institui o uso do colar de girassol como instrumento auxiliar e orientação para a identificação de pessoas com deficiência oculta, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores de Criciúma. A intenção é de que o objeto seja composto de uma faixa estreita de tecido ou material equivalente, na cor verde, estampada com desenhos de girassóis.

Segundo o proponente, pessoas com deficiência oculta como Transtorno de Espectro Autista e Déficit de Atenção, transtornos ligados à demência, Doença de Crohn, colite ulcerosa, fobias extremas, entre outras, têm dificuldade de se manter por muito tempo em determinados locais, gerando tensão e nervosismo a si e aos seus familiares.

colar girassol criciuma“A proposta é de que ao identificar uma pessoa com o cordão de girassol, as equipes de atendimento de supermercados, lojas, consultórios, entre outros, priorizem a assistência a esse cliente e seus acompanhantes”, explica o parlamentar, acrescentando ainda que isso permite evitar ou amenizar situações de alto estresse em filas e atrasos, tornando a experiência destas pessoas, principalmente quando crianças, mais tranquilas.

A aquisição do colar, por ser de uso facultativo, deve ser feito pela própria pessoa que deseja fazer sua utilização.

Clique para visualizar o Projeto de Lei 13/2023